domingo, 24 de abril de 2011

O PAI E A FAMA




Tem cada coisa que a gente lê nessa vida que puxa!... Refiro-me a coisas legais, incríveis. No amanhecer deste domingo à procura de um bom "passatempo” pra passar as horas, e ouvindo os discos do Chico Buarque de Hollanda, da coleção Abril Cultural que completei esta semana, encontrei no livreto do álbum o depoimento do pai, Sérgio Buarque de Hollanda, quando Chico, em fins dos anos 1960, despontava no estrelato. Olha só o que o grande historiador Sérgio escreveu sobre ele e que foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 19 de outubro de 1968:

“O sucesso veio de repente, sem que ninguém esperasse. Recebi a notícia de que Chico tinha ganho o Festival de Música Popular Brasileira com A Banda, quando estava em Nova York. Um jornal norte-americano publicou a notícia. Claro que me senti muito orgulhoso. Cheguei à conclusão – o que uma revista publicou na época – de que, antes, ele era meu filho. E, depois do festival, eu passei a ser o pai dele. Não há posição melhor. Têm surgido boatos por aí de que eu componho as músicas para ele. Mas, meu Deus, quem sou eu para ter tanto talento? Se eu soubesse escrever músicas como ele, há muito tempo não seria eu mesmo, mas Chico Buarque de Hollanda. (...) Eu sei o que eu estou falando. Sou seu pai há 23 nos.”

Nenhum comentário: